Pesquisar
Close this search box.

Por que Deus Disse para Não Fazer Imagens de Escultura se na Arca da Aliança Tem?

Contradição ou Falta de Entendimento?

Nos Dez mandamentos, o texto de Êxodo 20:4 diz que não devemos criar ou adorar imagens, ou ídolos representando qualquer coisa no céu, na terra ou nas águas. É um mandamento contra a idolatria, enfatizando a adoração exclusiva a Deus.

Se a gente olhar lá em Êxodo 25:18 a palavra instrui a criação de dois querubins de ouro, moldados a martelo, para serem colocados nas extremidades do propiciatório. Esses querubins simbolizam a presença divina e a reverência a Deus.

Por que Deus deu o mandamento de não fazer imagens de escultura, se ele mesmo ordenou a criação de dois querubins para a Arca da Aliança?

O que a Bíblia diz?

A proibição de se fazer imagens de escultura foi especificamente determinada no contexto da adoração a ídolos. Então, tem várias razões pelas quais fazer um querubim não conflita com o mandamento de não se curvar diante de imagens esculpidas.
1) O povo de Israel não podia se dobrar diante do querubim porque ninguém podia entrar no Santo dos Santos. Aliás, só o sumo sacerdote ia ao Santo dos Santos, e somente uma vez por ano, no Dia da Expiação (Levítico 16).

2) Além disso, a proibição não é de se fazer qualquer imagem de escultura para fins decorativos, mas de fazer imagens para qualquer tipo de adoração religiosa. Em outras palavras, a ordem era para não adorar nenhum outro deus nem imagem de qualquer deus. Os querubins representam anjos e não foram designados para adoração ou como imagens de Deus. Então podemos concluir que a ordem de fabricá-los não pode violar o mandamento de Êxodo 20.

3) Finalmente, Êxodo 20 não proíbe a arte religiosa, incluindo representações de anjos, homens e animais, mas condena qualquer imagem usada como ídolo.

Nenhuma imagem finita, sem qualificação, pode apropriadamente aplicar-se ao Deus infinito. Fazer isso é idolatria. E ídolos são ídolos, quer sejam mentais ou de qualquer outro material.

Deus abençoe!

Publicado por:
Gilson Lima

Leia também:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.