Pesquisar
Close this search box.

Por que Deus Disse para Não Fazer Imagens de Escultura se na Arca da Aliança Tem?

Contradição ou Falta de Entendimento?

Nos Dez Mandamento o texto diz: “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.”Êxodo 20:4

Se a gente olhar lá em Êxodo 25:18 a palavra vai dizer: “Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.”

Por que Deus deu o mandamento de não fazer imagens de escultura, se ele mesmo ordenou a criação de dois querubins para a Arca da Aliança?

O que a Bíblia diz?

A proibição de se fazer imagens de escultura foi especificamente determinada no contexto da adoração a ídolos. Então, tem várias razões pelas quais fazer um querubim não conflita com o mandamento de não se curvar diante de imagens esculpidas.
1) O povo de Israel não podia se dobrar diante do querubim porque ninguém podia entrar no Santo dos Santos. Aliás, só o sumo sacerdote ia ao Santo dos Santos, e somente uma vez por ano, no Dia da Expiação (Levítico 16).

2) Além disso, a proibição não é de se fazer qualquer imagem de escultura para fins decorativos, mas de fazer imagens para qualquer tipo de adoração religiosa. Em outras palavras, a ordem era para não adorar nenhum outro deus nem imagem de qualquer deus. Os querubins não foram designados para serem adorados nem criados como imagens de Deus, mas sim como representações de anjos. Daí a conclusão de que não há como a ordem de fabricá-los possa violar o mandamento de Êxodo 20.

3) Finalmente, a proibição em Êxodo 20 não foi contra a arte religiosa como tal, o que inclui coisas no céu (anjos) e na terra (homens e animais). Ela foi contra o uso de qualquer imagem como ídolo.

Nenhuma imagem finita, sem qualificação, pode apropriadamente aplicar-se ao Deus infinito. Fazer isso é idolatria. E ídolos são ídolos, quer sejam mentais ou de qualquer outro material.

Deus abençoe!!

Publicado por:
Gilson Lima

Leia também:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.