Tempo de leitura 2 min |
É comum ouvir testemunhos de indivíduos que declaram ter recebido um chamado divino. Outros dizem que Deus falou com eles e os chamou de forma bem clara, e que não há espaço para dizer não.
Mas, como Deus chama as pessoas para exercer um ministério?
Em primeiro lugar, o Espírito Santo tem influência especial no chamado pessoal de cada um, pois Ele dá uma convicção e persuade a consciência.
E em segundo lugar, é necessário que você esteja vivendo uma vida espiritual efetiva, dessa forma, é muito mais claro e fácil de identificar a voz que fala ao seu interior, sem que aja qualquer dúvida.
Atos 13:2 nos convida a uma profunda reflexão sobre a natureza da vocação, a relação entre o divino e o humano, e o papel do Espírito Santo na vida da igreja. Ao longo da história, os cristãos têm simplificado e romantizado a ideia de um chamado divino.
Ação do Espírito Santo
O versículo nos mostra que o chamado não é apenas um sentimento subjetivo, mas uma ação concreta do Espírito Santo, que se manifesta na comunidade e direciona a vida de indivíduos específicos. No entanto, o chamado não anula a liberdade humana. Barnabé e Saulo são chamados, mas são livres para responder ou não a esse chamado. A fé, nesse sentido, é a resposta livre e consciente ao chamado divino.
Por exemplo, se você sofrer qualquer ataque das forças malignas de Satanás, experimentará temores irracionais que produzirão incerteza e confusão, se isso acontecer, talvez, você não esteja preparado.
O chamado de Deus vem com promessas e encorajamentos que sempre vai nos incentivar e a não temer esses ataques malignos. Nunca como uma imposição, mas com disposição natural e espontânea.
Isaías 54:17 traz uma mensagem de grande conforto e esperança para os que são chamados ao ministério de servidão a Deus. Ele afirma que nenhum plano ou ataque contra os fiéis terá sucesso, e que qualquer acusação feita contra eles será invalidada.
É uma promessa de proteção divina e de justiça, um legado para aqueles que servem a Deus. Em outras palavras, os servos de Deus têm a garantia de que, apesar das dificuldades, a vitória final, é certa!
Em resumo:
- O chamado: disposição e habilidade natural de servir.
- Proteção divina: nenhum mal planejado contra os fiéis terá sucesso.
- Justiça divina: qualquer acusação injusta será invalidada.
- Herança dos fiéis: essa proteção e justiça são um presente de Deus para seus seguidores.
Deus abençoe seu dia!
Gilson Lima
- O Chamado a um Ministério é uma Vocação ou uma Imposição Divina?
- Como viver sem inquietação com tantos desafios?
- A História de Noé e a Arca Revela Algo Sobre a Aliança
- Essa História de Adão e Eva Vai Desconstruir Sua Crença
- A Revelação de Quatro Atributos Divinos na História de Abraão e Abimeleque