Pesquisar
Close this search box.

O Chamado a um Ministério é uma Vocação ou uma Imposição Divina?

É comum ouvir testemunhos de indivíduos que declaram ter recebido um chamado divino. Outros dizem que Deus falou com eles e os chamou de forma bem clara, e que não há espaço para dizer não.

Mas, como Deus chama as pessoas para exercer um ministério?

Em primeiro lugar, o Espírito Santo tem influência especial no chamado pessoal de cada um, pois Ele dá uma convicção e persuade a consciência.

E em segundo lugar, é necessário que você esteja vivendo uma vida espiritual efetiva, dessa forma, é muito mais claro e fácil de identificar a voz que fala ao seu interior, sem que aja qualquer dúvida.

Atos 13:2 nos convida a uma profunda reflexão sobre a natureza da vocação, a relação entre o divino e o humano, e o papel do Espírito Santo na vida da igreja. Ao longo da história, os cristãos têm simplificado e romantizado a ideia de um chamado divino.

Ação do Espírito Santo

O versículo nos mostra que o chamado não é apenas um sentimento subjetivo, mas uma ação concreta do Espírito Santo, que se manifesta na comunidade e direciona a vida de indivíduos específicos. No entanto, o chamado não anula a liberdade humana. Barnabé e Saulo são chamados, mas são livres para responder ou não a esse chamado. A fé, nesse sentido, é a resposta livre e consciente ao chamado divino.

Por exemplo, se você sofrer qualquer ataque das forças malignas de Satanás, experimentará temores irracionais que produzirão incerteza e confusão, se isso acontecer, talvez, você não esteja preparado.

O chamado de Deus vem com promessas e encorajamentos que sempre vai nos incentivar e a não temer esses ataques malignos. Nunca como uma imposição, mas com disposição natural e espontânea.

Isaías 54:17 traz uma mensagem de grande conforto e esperança para os que são chamados ao ministério de servidão a Deus. Ele afirma que nenhum plano ou ataque contra os fiéis terá sucesso, e que qualquer acusação feita contra eles será invalidada.

É uma promessa de proteção divina e de justiça, um legado para aqueles que servem a Deus. Em outras palavras, os servos de Deus têm a garantia de que, apesar das dificuldades, a vitória final, é certa!

Em resumo:

  • O chamado: disposição e habilidade natural de servir.
  • Proteção divina: nenhum mal planejado contra os fiéis terá sucesso.
  • Justiça divina: qualquer acusação injusta será invalidada.
  • Herança dos fiéis: essa proteção e justiça são um presente de Deus para seus seguidores.

Deus abençoe seu dia!

Gilson Lima

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.