Pesquisar
Close this search box.

A Revelação de Quatro Atributos Divinos na História de Abraão e Abimeleque

No livro de Gênesis capítulo 20, encontramos uma história sobre Abraão mentindo para Abimeleque sobre Sara. Abimeleque agiu conforme a informação dada, tomando Sara com a intenção de que ela se tornasse esposa. Contudo, tendo sido visitado por Deus num sonho em que Deus revelou a verdade, Abimeleque confrontou Abraão sobre a mentira e o motivo da trapaça. Abraão, a fim de minimizar o dano, deu três razões para suas ações:

1. Ele presumiu que Abimeleque e os outros não tinham medo de Deus e iriam matá-lo.

2. Ele contou apenas meia mentira, já que Sara era sua meia-irmã.

3. Ele já havia feito isso antes, conforme encontramos Gênesis capítulo 12.   

As respostas de Abraão revelaram a sua visão das pessoas que ele considerava distantes de Deus. Seu primeiro erro foi considerá-los como pessoas não tementes a Deus. A resposta de Abimeleque ao sonho indica o contrário. Abimeleque não perdeu tempo em responder, devolvendo Sara na manhã seguinte. Ele mesmo notificou seu círculo íntimo, dando mais evidências de Sua compreensão de Deus. Ele claramente agiu como uma pessoa temente a Deus. 

O segundo erro de Abraão foi justificar o tratamento que deu a Abimeleque e ao seu reino com base na forma como os rotulou. Maus tratos podem ser uma escolha melhor de palavras aqui. Ele se abaixou ao nível percebido daqueles a quem se dirigia. Abraão foi quem enganou e justificou isso com facilidade em sua própria mente. Abraão tinha uma atitude de que essas pessoas não temiam a Deus de qualquer maneira, então por que ele deveria tratá-las daquela forma? 

Veja Como Deus interagiu com Abimeleque.  

Mostrou-lhe graça. Deus não permitiu que Abimeleque violasse Sara e cometesse adultério. Embora Abimeleque não soubesse o estado civil de Sara, Deus o impediu de sofrer consequências maiores. Deus agindo aqui também demonstrou Sua misericórdia, protegendo uma pessoa prestes a agir por ignorância.   

Realidade definida. Deus disse claramente a Abimeleque as consequências de levar Sara. Deus não desperdiçou palavras ou tempo para lhe dizer a posição em que ele estava sentado agora. Não fazer isso seria desamoroso e injusto.   

Deu um caminho para a restauração. Deus também compartilhou com Abimeleque que havia uma maneira de seguir em frente, mas que exigia humildade, pedindo a Abraão que orasse por ele. Deus deixou que Abimeleque decidisse seu destino; aceitar a provisão e viver ou rejeitar a provisão e morrer.   

Aceitou seu arrependimento. Somos informados que depois que Abraão orou, Deus curou Abimeleque, sua esposa e todos os membros de sua casa. Resumindo, Deus aceitou o arrependimento de Abimeleque. E ele foi além do que Deus exigia, dando mais evidências de seu arrependimento. Claramente, Deus aceita pessoas arrependidas.   

Deus viu Abimeleque de maneira diferente de Abraão e podemos ver isso na forma como os dois trataram e interagiram com Abimeleque. A maneira como vemos os outros faz diferença, especialmente quando se trata de alcançar pessoas que estão longe de Deus. Precisamos evitar a armadilha de ver os outros como se fossem inferior a nós. “Eles” foram criados à imagem de Deus, mas pecaram e precisam do mesmo Salvador que seguimos.

Uma Lição Sobre Percepção e Misericórdia Divina

Certamente, a história de Abraão e Abimeleque oferece uma poderosa lição sobre como nossa percepção dos outros pode influenciar nossa maneira de interagir com eles e, por extensão, como vemos o papel de Deus em suas vidas. Ao reconhecer a importância da graça, da clareza, do caminho para a restauração e do arrependimento na interação de Deus com as pessoas, somos lembrados da infinita misericórdia divina disponível para todos nós. Que possamos aprender com essa narrativa e buscar seguir o exemplo de Abimeleque ao nos voltarmos para Deus em arrependimento e fé.

Publicado por:
Gilson Lima

Leia também:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.