Pesquisar
Close this search box.

Essa História de Adão e Eva Vai Desconstruir Sua Crença

Este é um resumo do relato da História de Adão e Eva. Você pode ler versículos bíblicos mais detalhados nas Escrituras e usar os textos para entender o significado por trás desse evento ensinável na Bíblia. Existe uma crença de que Deus criou primeiro o homem, Adão, e depois criou a primeira mulher, Eva. Porém, um olhar mais aprofundado vai revelar que não é bem assim e isso vai desconstruir o que nos ensinaram.

Desconstruindo a 1ª Crença

O texto de Gênesis 1:27 diz: “Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou.” Veja que Deus CRIA homem e mulher ao mesmo tempo, a essência do gênero estava criada. Contudo, em Gênesis 2:7 Deus FORMA primeiro o homem: “Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.” E somente nos versículos 21 e 22 do capítulo 2 de Gênesis, Deus FORMA a mulher para entregar ao homem.

Veja: “Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele.”

Desconstruindo a 2ª Crença

Deus coloca Adão e Eva no Éden para cuidar e nutrir a terra. Ele disse a Adão que eles poderiam comer de qualquer fruto das árvores, exceto da árvore do bem e do mal. A ordem de que poderiam comer de qualquer fruto do jardim foi dada somente ao homem, ou seja, Adão. Conforme Gênesis 2:16-17, note que a mulher ainda não havia sido formada: E o Senhor Deus ordenou ao homem: Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá.” Perceberam? Deus avisou somente a Adão que se comesse da árvore, morreria. Aliás, existe uma dúvida. Será que Adão não passou a informação correta à sua mulher, Eva?

Certamente, algo ocorreu nessa história, pois veja no texto como a mulher, Eva, distorce o que Deus disse: Gênesis 3:2-3: Respondeu à mulher à serpente: “Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’.” Notaram que ela inventou algo que Deus não disse? Deus não mandou que não tocasse, mas apenas que não comesse! Sem dúvida, algo intrigante.

Significado Bíblico de Adão

“Adão” é ao mesmo tempo o nome próprio do primeiro ser humano e uma designação para a humanidade. O próprio Deus deu esta denominação a Adão e Eva ( Gn 5:1-2 ). A cor vermelha está por trás da raiz hebraica adam.

Adão foi formado a partir da terra ( Gn 2:7 ) e seu nome tem significado de homem, terra, humanidade, homem criado da terra (vermelha) .O jogo de palavras entre “Adão” e “terra” é inconfundível. O nome de Adão em hebraico é Adam, que pode significar simplesmente “homem” ou “humanidade”. Assim, essa palavra está profundamente ligada com o hebraico adamah, que significa “terra”.

A palavra “formado” sugere o trabalho cuidadoso de um oleiro fazendo uma obra de arte requintada. Neste vaso de barro, Deus soprou o fôlego de vida ( Gn 2:7 ). Estas palavras descrevem uma intimidade vívida entre Deus e o homem, que não tem a ver com a criação dos animais.

Adão foi feito um pouco inferior aos “anjos” em sua criação e “coroado de glória e honra” ( Salmo 8:5 ). (Os rabinos especulavam que a glória do calcanhar de Adão ofuscava o sol.) Ele foi comissionado como rei vassalo para governar a criação de Deus. As palavras “subjugar, governar sob seus pés” ( Gn 1:28 ; Salmo 8:6 ) sugerem realeza sobre a natureza, mas não sobre seu próximo.

Significado Bíblico de Eva

Eva foi o nome dado nas Escrituras à primeira mulher. A formação de Eva encontra-se em ( Gênesis 2:21 ). Nessa narrativa, o fundamento da união entre homem e mulher e como ela é construída, destaca a identidade da natureza e unidade de origem. E foi através da sutileza da serpente que Eva se deixou seduzir e violou o único mandamento dado a Adão, que era de não comer o fruto proibido. 

O nome “Eva” tem suas raízes no hebraico e é amplamente conhecido por ser o nome da primeira mulher na tradição judaico-cristã. Em hebraico, “Eva” (חַוָּה) é derivado da palavra “chavvah”, que significa “vida” ou “aquela que vive”. Assim, o significado do nome “Eva” está associado à ideia de vida ou ser vivente. Eva foi a primeira mulher criada por Deus e é considerada a mãe de toda a humanidade. O relato bíblico sobre Eva termina com o nascimento de Sete.

A Árvore da Vida no Jardim do Éden

Não tem de forma explicita que Adão e Eva comeram da Árvore da Vida que estava no meio do jardim. Porém, parece que o fruto desta árvore era um banquete que Adão e Eva desfrutariam assim que passassem no teste de obediência representado na árvore proibida. Apocalipse 2:7 fala de comer a árvore-da-vida sendo concedido àqueles que “vencerem” ou “conquistarem”. É evidente que Adão e Eva não venceram a tentação e devido à sua desobediência, provável de não ter comido da árvore.

Apocalipse 22 revela que a oportunidade para o povo de Deus comer da árvore-da-vida não acabou para sempre. Em vez disso, a árvore-da-vida está gloriosamente plantada no centro do jardim maior que está por vir. No Éden, as árvores davam frutos na estação certa, o que significa uma vez por ano. Mas no novo e melhor Éden, a árvore-da-vida produz uma nova colheita de frutos todos os meses. No Éden, a árvore-da-vida cresceu no meio do jardim. Mas no novo Éden, a árvore-da-vida cresce em ambos os lados do rio. Parece ter-se multiplicado e expandido, implicando que todos terão acesso a ela; todos serão bem-vindos para comer até se fartar. E não são apenas as frutas que nos alimentarão; as folhas desta árvore nos curarão. Na verdade, eles vão curar tudo.

A Serpente no Jardim do Éden

Durante nossa jornada espiritual, é comum que os fiéis encontrem perguntas intrigantes, como: “Como uma serpente poderia falar? Você realmente acredita que uma serpente tenha falado?” Um dos temas fascinantes da Bíblia é a história da serpente que, em Gênesis 3, tentou Eva e, assim, levou à corrupção da humanidade. Como era essa serpente? Ela falou por conta própria ou foi manipulada por algum espírito?

É importante estabelecer que este estudo parte do pressuposto de que o relato de Gênesis não é meramente alegórico, mas sim um registro histórico. Embora existam interpretações alegóricas da narrativa de Gênesis, nosso enfoque é na compreensão literal dos eventos descritos.

O Simbolismo da Serpente

O símbolo da Serpente ou Cobra carrega significados diversos. De forma positiva, é associada à sabedoria, ascensão espiritual e força interior. Por outro lado, no aspecto negativo, está ligada à traição e falsidade. A Bíblia também retrata a serpente como uma criatura astuta e sábia: “Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: ‘Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’?'” (Gênesis 3:1)

Na narrativa bíblica, a Serpente simboliza a mente humana, a dualidade entre o bem e o mal, a corrupção e a tentação. Dessa forma, o termo “serpente” é utilizado para traduzir diversas palavras na Bíblia Hebraica, sendo a mais comum, a raiz hebraica נחש (nachash). Essa palavra hebraica, “Nahash”, carrega significados como “falsidade”, “diabo”, “dragão” ou “adivinhador”, referindo-se a práticas de adivinhação e predição do futuro.

A Astúcia da Serpente

Do ponto de vista científico, é impossível que uma serpente fale. Isso se deve ao fato de que as serpentes são surdas, não possui cordas vocais, e têm língua bifurcada, o que as impede de produzir sons articulados. Portanto, é inadmissível atribuir a uma serpente a capacidade de comunicação verbal. A única explicação plausível para um evento desse tipo seria se um fenômeno sobrenatural acontecesse, isso explicaria a intervenção de Satanás.

Mas a Bíblia frequentemente utiliza linguagem metafórica, é evidente em várias passagens dos textos sagrados. Jesus usou muitas metáforas (Eu sou a porta, por exemplo). Para muitos estudiosos, a narrativa da serpente falante no Éden é uma metáfora. Nessa perspectiva, a serpente não seria literalmente falante, mas sim um símbolo que representa algo mais profundo, como nosso desejo. Alguns interpretam que a serpente não estava possuída por Satanás, mas que ela representa Satanás, por sua natureza traiçoeira, tentou Eva através dos desejos dela.

Publicado por:
Gilson Lima

Leia também:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.