Tempo de leitura: 6 min.
Muitas pessoas têm tido dificuldade para desfrutar desta presença continuamente. Certas dificuldades não aparecem do nada, ELAS SÃO CRIADAS! Por exemplo, a pessoa pede para que Deus a use, mas tem vergonha em orar em público. Criamos dificuldade porque não entendemos com facilidade e o entendimento fica complicado.
Presença significa: COMPARECIMENTO. Se você sente a presença do Espírito Santo, é impossível você não entrar na presença de Deus, pois um é coexistente no outro, pois Deus é Espírito e ele quer se conectar com você.
João 4:24 diz que adorar “em espírito e em verdade” significa que a adoração deve ser genuína e sincera, vinda do coração e da alma, e não apenas uma prática ritualística ou superficial. Portanto, vamos compreender de maneira mais aprofundada através do livro de Hebreus 10:19-25.
O que a Bíblia Diz?
Hebreus 10:19-25 encoraja os crentes a se aproximarem de Deus com confiança, graças ao sacrifício de Jesus, que abriu um novo caminho para a presença divina. Jesus é apresentado como o grande sacerdote que intercede por nós. A passagem exorta os fiéis a se aproximarem de Deus com um coração sincero e fé plena, mantendo firme a esperança nas promessas de Deus, que é fiel.
Além disso, incentiva os crentes a se estimularem mutuamente ao amor e às boas obras, e a não abandonarem a comunhão, especialmente à medida que o dia do retorno de Cristo se aproxima. Em resumo, esses versículos destacam a importância da fé, esperança, amor e comunhão na vida cristã.
Em análise mais detalhada nesse versículo, podemos determinar alguns passos que nos guiarão para desfrutar da maravilhosa presença de Deus, veja:
1 – É PRECISO BUSCAR
Versículo 19 – A morte de Jesus tirou o véu, e todos os que creem podem entrar na presença de Deus a qualquer momento.
O sangue de Cristo nos deu acesso onde ninguém tinha, apenas o sumo sacerdote. Esse mesmo sangue, garantiu que eu e você pudéssemos ser alcançados pela graça divina. Então, se já tenho garantido esse acesso, eu preciso fazer valer meu direito. Como? Buscando Sua presença.
Ele mesmo disse em Jeremias 29:13 para buscá-lo de todo coração. O grande problema é que não buscamos de todo o coração!! O que determinada buscar de coração é saber qual posição essa busca está em minhas prioridades. A palavra de Deus diz em Tiago 4:8, “Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês!”
2 – CONFESSAR TRAZ CURA
Versículo 22 – Qual o sentido da confissão? A culpa por um delito ou revelar o ato reprovável.
Provérbios 28:13 diz que não prosperamos ao esconder nossos pecados, mas temos a misericórdia ao confessar. Deus conhece nosso coração, e o fato de termos de confessar não tem a ver com Ele, e sim com Você. Então, ninguém se aproxima de alguém sem uma intenção, e nesse caso a intenção é rasgar o coração na sinceridade, pois Jesus espera que isso aconteça!
Há um propósito nisso, e você sabe dizer qual? A resposta está em Mateus 11:28-30. Ou seja, a confissão diante do Senhor, traz alívio, leveza e paz no espírito, por ser onde a culpa deixa de existir.
3 – SABER COM QUEM ESTÁ FALANDO
Versículo 23 – Precisamos entender que para chegar até Deus, o caminho passa pelo sangue de Jesus, o qual é o caminho, a verdade e a vida. Não podemos estar na Presença de Deus sem saber que o caminho ao céu passa pelo Salvador crucificado, certamente, sua morte é para nós o caminho de vida. João 1:4 ensina que a vida estava em Jesus e que nossa luz vinha dele.
Jamais devemos tirar os olhos dEle. Se você não reconhece a voz que fala com você, o risco da desobediência é enorme.
4 – INCENTIVO ATRAVÉS DO ESPÍRITO SANTO
Versículo 24 – Devemos considerar como podemos servir uns aos outros, especialmente estimulando-nos no exercício do amor, e, na prática das boas obras. A influência que devo exercer não pode ser algo que vem de mim, precisa vir de Deus.
Portanto, o incentivo no amor e pelas obras, precisa vir de dentro para fora, do Espírito mesmo, sabe? Se você olhar para esses próximos versículos, verá claramente como o Espírito Santo atua em nossas vidas:
1 Coríntios 12:6 – ensina que Deus é a fonte de todas as habilidades e talentos que as pessoas possuem, e Ele opera de maneiras diversas em cada indivíduo para o bem comum.
Filipenses 2:13 – significa que Deus trabalha em nós, tanto nos nossos desejos quanto nas nossas ações, para cumprir a Sua vontade.
Colossenses 1:29 – significa que Paulo se dedica ao seu trabalho espiritual, confiando na força de Deus que opera poderosamente nele.
5 – ENCORAJAMENTO
Versículo 25 – A quem devemos ENCORAJAR? Os membros do corpo de Cristo!! Ao contrário dos que muitos pensam, você não é o corpo de Cristo, e sim um membro do corpo.
1 Coríntios 12:12 – significa que, assim como o corpo humano é composto por muitos membros que formam uma unidade, os seguidores de Cristo, apesar de serem muitos, formam um só corpo espiritual em união com Ele. O não assistir às reuniões cristãs é perder o estímulo e a ajuda de outros cristãos. Devemos encorajar a nos reunir como igreja.
Reunimo-nos para anunciar nossa fé e nos fortalecer mutualmente no Senhor. Vemos que o dia está próximo, porque confrontamos problemas espirituais, tribulações e inclusive perseguição. O resultado dessa união é gerar um corpo sólido, e quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele.
REFLEXÃO:
- Alguém SEM A PRESENÇA DE DEUS chegaria na frente de um gigante e o enfrentaria apenas com uma funda?
- Alguém SEM A PRESENÇA DE DEUS ficaria tranquila sentada em uma cova com leões famintos?
Conclusão
Estar na Presença de DEUS é refletir a essência de Jesus, e a melhor receita para isso é ter seus 7 Espíritos descritos em Isaías 11:2 para gerar o fruto, que se encontra em Gálatas 5:22.
Publicado por:
Gilson Lima
Leia também:
- O Chamado a um Ministério é uma Vocação ou uma Imposição Divina?
- Como viver sem inquietação com tantos desafios?
- A História de Noé e a Arca Revela Algo Sobre a Aliança
- Essa História de Adão e Eva Vai Desconstruir Sua Crença
- A Revelação de Quatro Atributos Divinos na História de Abraão e Abimeleque